Organizando o ateliê ...

by - julho 24, 2014

Você é daquelas pessoas organizadas por natureza? Como se organização fosse uma coisa tão natural como respirar ou piscar?
Sorte sua, pq eu sofro com organização, sofro mesmo, de impôr regras pra mim mesma pra que as coisas se mantenham em ordem, senão, em minutos o que está organizado fica como se um tsunami tivesse acabado de passar. 
Sou daquelas pessoas que vai tirando do lugar uma coisinha aquim outra acolá e quando viu ... tá no meio da maior baderna, toda perdida. 
Se identificou? Então me abraça pq eu sei o transtorno que é tentar ser organizada todo dia, pq isso é um exercício diário. 

Eu sempre procuro dicas de organização, leio sobre o assunto no Vida Organizada (que eu acho fantástico), e adoro ver como as pessoas organizam seus ateliês, como mantém as coisas em ordem, pq embora eu seja muito bagunceira, gosto de tudo organizado e me esforço pra isso. 

Organização vai além de horários e planejamento, eu gosto de unir organização e praticidade, gosto de encontrar facilmente o que procuro, até pq se eu sei que tenho determinado objeto e não encontro, começa a me dar ansiedade e um aperto no coração como se eu tivesse perdido o que quero! #aloka

Minha regra de ouro pra manter tudo no lugar é: PEGOU DEVOLVA

Pode parecer ridículo, mas só o fato de colocar no lugar novamente o que foi usado, poupa muito tempo, mas muito tempo mesmo na organização final do ateliê, e isso vale pra tesoura que está na minha frente, para o pacote de etiquetas que eu peguei no gaveteiro, e pra qualquer coisa que saia do devido lugar. 

Não protele, pegou, coloque de volta no lugar assim que terminar de usar. 

"Mas eu vou usar de novo daqui meia hora!", daqui meia hora não é agora, daqui meia hora é daqui meia hora, quantas coisas vc vai tirar do lugar em meia hora, quantas coisas vão se acumular na sua mesa até vc ficar sem espaço - e irritada?

Mantenha o que é da mesma categoria junto, assim vc não perde tempo procurando. 

Tesouras com tesouras, estiletes com estiletes, réguas com réguas, furadores com furadores... e por aí vai. 

Eu gosto muito de caixas organizadoras, são fáceis de limpar e de visualizar o que tem dentro, sem ter que abrir, em contrapartida, itens pequenos podem ser guardados tranquilamente em caixas que não são transparentes, desde que contenha itens da mesma espécie, e que vc se lembre com facilidade do que tem dentro. 

Itens que eu uso com muita frequência costumo deixar em cima da minha mesa, na minha frente mesmo, pra apenas esticar a mão e pegar, e ter facilidade de colocar de volta no lugar, sem drama e sem desorganização. 

Tenho sempre à mão um paninho macio e um borrifador com álcool, sujou, fez melequinha? Passa o paninho rapidinho que depois não acumula coisa pra limpar, e por falar em limpar, esvazio meu cestinho de papel e passo uma vassoura diariamente no final do expediente. 

O cestinho não encheu? Não tem problema, junte o lixo de papel à um lixo maior e deixe o cesto vazio, acho tão feio cesto cheio transbordando. 

Pra não se esquecer de varrer, tenha uma vassoura no ateliê, poxa, só passar uma vassoura depois de tudo pronto é rapidinho, e não leva cinco minutos. 

Pó da estante? Tá, esse eu tiro uma vez por semana, mas acho que poderia tirar mais. 

Levou um pratinho de comida, uma xícara de leite, café, biscoito, ou coisas que não tem nada a ver com a rotina do ateliê? Termine de usar e coloque de volta no lugar, terminou o café? Leve a xpicara até a pia e lave, não vai tomar 5 minutos do seu tempo e vai manter as coisas em ordem. 

E por fim, fotos de como eu tento manter tudo em ordem!

Canetas, canetão do quadro branco, lápis, lapiseira, estiletes e alicatinhos em um único lugar e de fácil acesso, pq esses itens eu uso muito.

Minhas tesouras todas juntas no mesmo pote!

Ilhoses e florzinhas de biscuit nessa margarida de plástico com divisórias.

Por falar em divisórias, guardo os botões de convites assim, divididos por tipo nessa caixa organizadora.

Potes transparentes com tampa de segurança guardam muito bem meus furadores, hoje em dia não utilizo muito, mas os principais sempre mantenho à mão pra alguma emergência. 

Olhem que belezinha!

Crop a dile quebrou e eu fiquei com dó de dar quase 120 reais (no mínimo) em outra, comprei esse kit da TEC e me viro muito bem com ele, já deixo a ponteira e o fixador que mais uso fora da embalagem e dentro da caixinha que eu sei que tem coisas só pra fixar ilhós. 

Sei que é a caixinha de ilhos pela estampa azul e rosa!

Tubetes que sobram de encomendas são lugares excelentes pra guardar agulhas, coloco as pontas pra baixo e fecho o potinho. Tubetes pequenos para agulhas pequenas e pinças e tubetes grandes para agulhas de ponto russo, crochê ...
Fita banana, fita dupla face, etiquetas redondas pára lacrar convites, durex e fita crepe, todas na mesma gavetinha do gaveteiro de três andares. 

Etiquetas que lacram os saquinhos onde envio os produtos, tags de agradecimento, e cartões de visita, embalados em saquinhos ziploc e na mesma gavetinha. Aliás, o que esse aromatizar com as varetas está fazendo aí? O bom de fotografar é que encontro uns errinhos meus ...

Tecidinhos e feltros, todos dentro de saco plástico transparente, fechados com fita dupla face e no mesmo lugar, pra facilitar na hora de procurar. Mato dois coelhos com uma cajadada só, encontro com facilidade e protejo do pó. 

Uma cestinha apenas com os saquinhos de celofane que uso para as encomendas. Ai não aparece, mas marco na embalagem de cada um com marcador de cd o tamanho e pra qual tipo de produto ele pode ser usado.

Minhas amadinhas colas permanentes juntas, e tem duas cascorez ali atrás. 

E por fim, cestinhas.
Elas me ajudam a levar o que preciso, se estou no atelie mas quero ir pra sala ver novela, coloco os itens que preciso dentro delas, vou pra sala, e dpeois junto tudo nelas novamente e levo de volta, assim não deixo bagunçado.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

E é isso, espero que gostem e que as dicas possam ajudar alguém. 
Organização não é uma coisa fácil pra quem não o é assim por natureza, é uma coisa que deve ser trabalhada diariamente, mas que só tende a trazer bons frutos!


Você também poderá gostar

5 comentários

  1. Muito legal essas suas dicas, e mais legal ainda, vc dispor desse tempo para nos orientar!!!
    Só senti falta de saber como vc organiza os papéis de scrap!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andréia, não precisa sentir falta pq um post só sobre a conservação e armazenamento dos papéis está sendo preparado com muito carinho!

      Obrigada pela presença!!

      Excluir
  2. Ju, ultra me identifiquei! Sou assim mesmo, tenho um lugar pra cada coisa e se fica fora me perco. Trabalho com um saquinho pra colocar as sobras de papel, me dá nos nervos a mesa bagunçada, cheia de coisa espalhada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grauce, se eu tiro uma coisa do lugar e não guardo, colocando em outro, pode ter certeza que eu vou ficar perdida, eu funciono por decoração sabe ...
      E quanto as sobras de papel, eu guardo as grandes em um saquinho, pq depois posso usar com furador, aqui não perco nada não, tudo de transforma na mão de quem gosta de papel :D.

      Beijos ♥

      Excluir
  3. Nossa!!! Sou extremamente desorganizada!!!
    Adorei as dicas. Vou aproveitar que meu ateliê está de mudança e colocar tudo em prática!!!! Espero ter disciplina pra manter!!!
    Beijos!!! Obrigada por compartilhar conosco!!!!

    ResponderExcluir