Pq eu amo livros de assinatura?

by - novembro 26, 2015

Eu já disse várias vezes e não vou me cansar de dizer que eu amo fazer livros de assinaturas.

Parece loucura, mas eu fico imaginando no futuro, daqui uns 20 anos, numa era onde tudo será infinitamente mais digital que agora, onde talvez nem existam mais livros físicos devido ao fato do papel ficar retrogrado e tudo sendo tecnológico, as pessoas pegando o livro que eu fiz nas mãos, desamassando algumas dobrinhas do tempo, subindo aquele cheirinho típico de papel antigo, folheando e lendo as mensagens ali escritas há tantos anos, talvez por pessoas que não façam mais parte do dia dia, algumas levadas embora pelo tempo, outras pela distância, e outras ficando pelo caminho mesmo, mas que deixam um pouco do carinho registrado ali nas páginas que eu, há um tempão fiz, com carinho  cuidado pra que durassem a vida toda!!

Não é mágico pensar nisso?

Pensar que um dia, filhos poderão ler o que suas mães escreveram à mão, com carinho, para que lessem no futuro, narrando angústias da longa espera dos 9 meses, medos, incertezas onde a única certeza é que tudo vai mudar de uma forma  que a gente nem imagina. (Quem é mãe sabe!!)

Casais, que após muito anos de união poderão pegar na estante o livro de assinaturas do próprio casamento e relembrarem de diversas pessoas, diversos momento daquele dia tão feliz.
Se emocionarem com as palavras escritas por alguns queridos que já se foram, e deixar uma lágrima de saudade rolar e cair em cima da página escrita há tanto tempo e *plim*, deixar aquele livro tão pessoal, mais pessoal ainda.
Ou ainda, ler a mensagem deixada com a letra toda garranchada por aquele amigo que bebeu todas na festa, mas que é amigo pra toda hora, e mesmo não conseguindo segurar a caneta de tão alcoolizado que está, consegue fazer um risquinho na página onde aquilo representa que deseja ao casal toda felicidade que eles puderem agarrar!

Tem os livros de Primeira Eucaristia.
Pra quem é religioso tem coisa mais emocionante que ver o filho, sobrinho, neto... dando esse passo tão importante na vida cristã, por conta própria?
Primeira Eucaristia, Crisma, Matrimônio ... não são passos que se dão pela pessoa como o batismo, que é um ato de fé feito pelos pais, é a pessoa que escolhe estar ali recebendo Cristo na vida dela, como um momento desse não vai ser emocionante na vida de quem é cristão e acredita em Deus?
E mais uma vez tem um livro de assinaturas ali, ele pode ser pequetito ou robusto, mas lá dentro dele tem palavras de amor, onde as pessoas desejam que aquela criança nunca se desvie do caminho do bem.

Tem o livro de assinaturas fúnebre.
Esse eu fiz apenas um, coloquei muito amor nele, mas confesso que ele levou também um pouco de melancolia em suas páginas pálidas, não eram brancas, mas cor de creme, com sua capa negra de letrinhas douradas, que não pôde ser alegrada com nenhum adereço fofo, nenhum fitinha colorida pra deixar mais alegre o momento que pesa tanto e que as palavras da boca somem e a gente não sabe o que dizer para alguém que acabou de perder um amado, que dirá escrever essas palavras. Difícil.
Espero que um dia, esse livro possa ser aberto, que a ferida da dor já esteja cicatrizada, e ao ler as mensagens, fique apenas a sensação gostosa do dever cumprido, aquela saudade que aperta o coração, mas que não tranca a garganta  com o choro entalado.
Foi assim que eu me senti fazendo esse livro, de garganta trancada, não que eu conhecesse quem se foi, mas por saber que a alegria não ia tocar aquelas páginas, e que as lágrimas que manchariam poderiam cair ali, certamente seriam de tristeza.

São tantos, mas tantos momentos que merecem um livro de assinaturas que é egoísmo falar apenas de alguns, mas o mais importante é registrar, é fazer transparecer o amor, que fica eternizado ali, naquela página escrita à mão, na maioria das vezes no improviso, mas ressaltando tudo aquilo que o coração transborda.

É por isso, por pensar nesse futuro que eu amo o que eu faço, amo fazer os livros de  assinatura, pq meu trabalho é meu jeito de levar um pouco mais de cor e alegria à esse mundo que ultimamente está tão carregado de tons cinzas e tristeza!!

E você, tem algum item favorito pra confeccionar?

:)


Você também poderá gostar

0 comentários