Encadernação com argolas

by - maio 27, 2016

Tanto no inbox da fanpage do Facebook, como no email, quando o assunto é relativo a pedir um help, a dúvida que mais me chega é como fazer uma forração com o papel, com as beiradas perfeitas, que fique bem lisinha, sem rugas no próprio papel, já que em muitos dos livros eu uso papel aspen que é delicado para trabalhar e se não houver cuidado, ele enruga sem dó, e aí pra perder o trabalho, é um pulinho!

Aí, conforme a parceria com a Papel de Papel, que me forneceu todo material necessário, decidi mostrar em um PAP ilustrado e em um vídeo, como faço. 

Vou mostrar com fichinhas pautadas e argolas articuladas, mas é assim que eu encapo todos os meus projetos, sejam eles finalizados com argolas ou wire-o. 

Então, vamos lá?



Material necessário:

- Fichinhas pautadas no tamanho e na quantidade que você escolher. (eu usei 10x15)
- Dois pedaços de papel holler ou papel paraná, na mesma medida das fichinhas
- Cola branca
- Estilete
- Dobradeira
- Régua
- Papel de scrapbook para forrar a capa e o verso
  Nesse projeto usei papel Colorplus na cor Fidji, e papel para scrapbook Xadrez Rosa Claro, da própria linha que a Papel de Papel tem.
- Papel para forrar a parte interna do livrinho (usei offset 180g)
- Um pedaço de esponja*
- Um pratinho (para colocar a cola e não ter que ficar abrindo o bico dosador a todo momento)
- Fio de cabelo

Sobre a esponja, pode ser uma esponha de cozinha nova, cortada em quatro partes


Primeiro passo é colocar um pouco de cola branca no pratinho ou recipiente que você escolher, acredite, isso facilita muito na hora de trabalhar, pois você não precisa ficar abrindo o bico dosador da cola, e aplicar a cola diretamente no papel para depois espalha-la, faz com que as partes que recebam a cola primeiro fiquem mais úmidas, o que pode causar rugas no papel posteriormente.


Molhe a esponja na cola, não é pra encharcar a esponja, apenas molhe-a e passe-a no papel holler.


Cubra todo papel com a cola, e dê muita atenção as beiradas do papel, se elas não receberem cola, provavelmente na hora que você virar para colar a parte interna, as bordas terão bolhas, e lembre-se, a intenção é fazer uma forração perfeita, sem bolhas ou rugas. 


Depois que todo papel receber cola, cole-o no papel que irá forra-lo, nesse exemplo, estou colando no papel que é o verso do livrinho.


Certifique-se que está bem colado, e com a espátula, régua, ou dobradeira, passe por cima do papel, fazendo pressão para que ele anexe bem, fique bem colado ao papel holler. 

ATENÇÃO: Se sua régua, dobradeira, espátula ou afim tiver algum tipo de ondulação ou irregularidade, isso causará ranhura no papel, o efeito é feio e indesejado, então, certifique-se de que esteja bem retinho, liso e sem resíduo sabe-se lá de que. 


Tudo coladinho, você deverá virar e com o papel holler voltado pra você, marcar as extremidades dele, com o fio de cabelo, os quatro cantos.

Esse passo é muito importante, pois é ele que garante que ao dobrar o papel, as beiradas não ficarão expostas, e sim forradas.

Se você não tiver fio de cabelo (e serve de qualquer marca!), eu recomendo que deixe cerca de 3mm de beirada em cada extremidade ao recortar os cantos. Você irá cortar na diagonal as pontas. Conforme a imagem abaixo.


Com o estilete e a régua (ou apenas a tesoura), recorte tudo que foi demarcado, se antes você tinha um retângulo, agora deverá ter algo parecido com isso, um octógono bem gordinho.


Antes de passar cola nas beiradas, dobre-as, dobre-as bem, eu coloco em cima da mesa e marco. 


Após estar marcado, com a esponja umedecida de cola, passe cola na beirada, vire o papel e pressione para que ele fique bem aderido ao papel mais grosso.


Faça isso em todos os lados, e para garantir que tudo ficará aderido de maneira adequada, passe a dobradeira por cima, friccionando bem.


Deverá ficar assim:


Faça o mesmo procedimento com a cola no outro pedaço de papel holler que restou.
Passe-a com a esponja, cuidadosamente no papel holler para que ele receba os papéis que irão compor a capa do livrinho.
Tenha em mente que as beiradas devem receber cola para não gerar bolha ou volume conforme já foi dito.


Meça conforme deseja e fixe os papéis.
Não se esqueça de passar com firmeza a dobradeira por cima do papel após ele ser colado.


Se você quiser e for utilizar algum adereço que vá acompanhar a capa, a hora de colar é essa, assim o acabamento fica bonito e bem feito.

Eu usarei essa tirinha de papel feita com o furador de canto (tem um vídeo no forno sobre como otimizar nossos furadores, ensinando a usar o furador de canto como furador de borda contínua!), passei cola e anexei.


Cole no verso também e recorte a sobra.
Note que o recorte da tira acompanha o acabamento da forração da capa.


Corte um pedaço de papel branco ou da cor que você desejar para forrar a parte interna da capa e da contracapa. 
Eu sempre recorto com 1cm a menos, se a capa mede 10x15 eu recorto na medida de 9x14, para que sobre apenas 0,5cm de cada lado. 


No "zóiômetro", centralize o papel e cole, cole nas duas partes de papel holler e reserve.


Escolha um carimbo bonitinho e carimbe as folhas, decore-as, eu escolhi de passarinho e carimbei as beiradas.


Usei almofada de carimbo comum, mas você pode fazer colorido.


Folhinhas, carimbadas!



Depois que todas as folhas estiverem carimbadas, junte tudo, capa, folhas e contracapa, meça na medida desejada e fure, com o alicate ou com alguma encadernadora a sua escolha. 


Eu decidi furar com o alicate, para que o furo ficasse único e eu pudesse passar as argolas (usei duas), mas você pode usar a encadernadora e fixar tudo com um wire-o.

E o resultado final, será esse aqui se você decidir furar com o alicate:


Eu fixei um ilhós em cada buraquinho e passei as argolas e voi-la, é só decorar a capa como você quiser, e pronto, nesse caso, nasceu um livrinho de receitas feito de fichinhas pautadas que pode ter fichinhas adicionadas depois além das que já estão nele.

E é isso, esse foi o primeiro passo a passo de como faço para fazer as capas de livros e bloquinhos que receberão argolas e wire-o, se houver alguma dúvida, é só enrar em contato pelos comentários, pela fanpage ou pelo email!

Um beijo e bom final de semana pra vocês!!



Você também poderá gostar

1 comentários

  1. Adorei o post! Me ajudou muito numa encadernação de argolas que fiz! O blog é lindo!!! <3

    ResponderExcluir